sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deus; um homem, uma história e uma aliança. [ parte 1 ]

“ A terra estava corrompida a vista de Deus e cheia de violência; viu Deus a terra e eis que estava corrompida; porque todo o ser vivente havia corrompido seu caminho na terra.


Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo a toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.

Faze um arca de tábuas de cipestre; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.

Deste modo a farás de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta a largura e 30 a altura.

Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um embaixo, um segundo e um terceiro.

Porque estou pra derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda a carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.

Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos.

Tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, macho e fêmea farás entrar na arca, para os conservares viços contigo.

Das aves, segundo as suas espécies, do gado, segundo as suas espécies, de todo o réptil da terra, segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para o conservares em vida.

Leva contigo tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles.

Assim fez Noé, consoante a tudo que Deus lhe ordenara”. { GÊNESIS 6:11-22}



Oooopa! Alerta Vermelho! E daqueles bem vermelhos!

Estamos apenas no sexto capítulo da história da criação, e o homem já havia desobedecido a Deus, descobriu o que é fugir da presença de um Pai, descobriu a mentira, descobriu o que era acusar e ser acusado, descobriu o que era a fome, o cansaço, a dor, a inveja e a morte! Uaaal! Tudo acontece muito rápido... e isso não é tão diferente dos dias de hoje!

Nascemos, aprendemos andar em + - de oito a dez meses, começamos a falar e logo já estamos nas escolinhas, com os amiguinhos, contando as primeiras mentirinhas... Os anos vão passando, e vamos pro ensino médio, dar as primeiras cobiçadas, idade onde tudo é novidade, e colocamos na cabeça que devemos experimentar de tudo ( depois que aparece em casa de “barriga” não sabe o pq! ) ... Crescemos, amadurecemos ( ou as vezes não ), vamos trabalhar ( ou as vezes não ) ... concluímos o ensino superior ( ou as vezes não ) ... criamos filhos, família e assim sucessivamente... é a base da história de cada um...

Você tem 2 caminhos “o certo” e “ o errado” ... e 2 escolhas... “o fazer” ou “o não fazer”...

Quando no versículo 11, a bíblia cita “a terra estava corrompida”... é uma referência à natureza essencial do pecado. É o torcimento, o abuso, a negação e a aplicação ilegítima do bem. Tal fato leva inevitavelmente, ao caos e à violência; não sabemos ao certo o que estava acontecendo, mas sabemos que o pecado havia contaminado tudo aquilo que Deus criou – por um deslize humano, o qual o próprio Deus já esperava que acontecesse.

Deus procurou na terra e encontrou Noé...um decendente de Adão, Noé era filho de Lameque; Lameque viveu 182 anos, e Noé foi seu unigênito - então colocou o nome de Noé, que traz um significado de “ o que nos consolará dos trabalhos e das fadigas das nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou “

O nome de Noé, certamente foi uma profecia! Tempos depois, quando Deus viu a baderna que estavam vivendo os habitantes da terra naquela época, na corrupção que estava o coração do homem... Deus se irou e quis fazer desaparecer tudo o que havia feito... mas ao olhar para a terra, encontrou um verdadeiro cristão!

Vamos conferir!

Primeiro, a posição de Noé: “ Porém Noé achou graça diante do Senhor” ( Gn 6:8 )

A atitude de Noé: “Eis a história de Noé, era um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, Noé andava com Deus” ( Gn 6:9 )

O caráter de Noé: “Eis a história de Noé, era um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, Noé andava com Deus” ( Gn 6:9 )

Pregador da Justiça: “ E não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo dos ímpios” ( 2 Pe 2:5 )

Sua conduta: “ Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara “ ( Gn 6:22 )



Deus, olhando pra uma terra imunda, viu um “ser de vestes brancas”, e como diz o post que fiz antes desse, “ A Graça da Garça” ... Noé vivia em meio lama do pecado sem se contaminar!

Deus queria destruir a criação por ela ter desandado... mas Ele em sua consciência e justiça, não poderia destruir junto com ela aqueles que haviam se preservado, aqueles que ainda honravam o seu nome.



Deus nos usa qdo nos disponibilizamos! O fato de você se preservar, de você não se contaminar com o que há no mundo, é a mesma coisa que abrir os braços e dizer: Usa-me, Senhor! Estou disponível!! Quando começou chover, Noé tinha 600 anos... a terra nunca tinha visto chuva antes, apenas orvalho – não é de se espantar, se os amigos de Noé o achassem louco por construir uma arca e anunciar uma chuva... Deus usa as coisas loucas para confundir as sábias, e eu não errei ao digitar seissentos... Noé não tinha 60, mas sim 600.... 600 anos! Se Noé, com 600 anos pode ser usado por Deus... pq você que está lendo isso agora não pode? Quem foi que te disse isso???



Muitos não acreditaram na chuva, e ela veio... veio e encheu a terra, e as águas foram capaz de levantar a arca e fazer com que ela vagasse pelo mundo, mas as muitas águas não foram capaz de afogar o amor de Deus pela Criação! Foi ali que começou uma nova história, um Novo tempo para a humanidade.

Querido, coloque-se agora no lugar de Noé! Imagine-se ouvindo Deus dizendo: “ Faça isso ... faça aquilo” ... imagine-se fazendo; Qual seria a reação dos seus amigos??? [ essa é uma pergunta fácil de responder, pq vc conhece a reação deles quando vc diz que não vai a uma festa pq tem de ir a uma célula ou a um culto ] ... Imagine-se dentro da arca com todos aqueles animais e sua família... lá dentro, td aquilo está sobre sua responsabilidade! E não pára de chover! Foram 150 dias de mta água pra rolar, muita coisa pra purificar, pra transformar, pra limpar!

Quando Noé, no capítulo 8 sai da arca, junto com sua família e os animais, ele ergueu a Deus um altar com holocausto, qdo o Senhor aspirou o suave cheiro de fumaça disse consigo mesmo que jamais tornaria a amaldiçoar a criação como fez e abençoou a família de Noé para que eles fossem fecundos e povoassem a terra. Naquele mesmo momento do capítulo 9, Deus, faz um acordo, uma aliança com os homens e animais viventes que jamais exterminaria a criação com águas, e sempre que chovesse apareceria no céu um arco para que essa aliança fosse lembrada por todas as gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário