sexta-feira, 24 de junho de 2011

O SENHOR É UM DEUS QUE VÊ




“ Mas o anjo do Senhor encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur, e perguntou:
-Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo?
(...) E o anjo disse também:
“Eu farei com que o numero de seus descendentes seja grande; eles serão tantos que ninguém poderá contá-los.Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição.
Esse filho será como um jumento selvagem; ele lutará contra todos e todos lutarão contra ele. E ele viverá longe de todos os seus parentes.”
Então Agar deu ao Senhor este nome: “O Deus que vê.”  Isso porque Ele havia falado com ela, e ela havia perguntado a si mesma: “Será verdade que eu vi aquele que me vê?” É por isso que esse poço, que fica em Cades e Berede é chamado de “Poço Daquele que vive e me vê”.
Agar deu um filho a Abrão, e pôs no menino o nome de Ismael. Abrão tinha oitenta e  seis anos quando Ismael nasceu.” { Gênesis 16: 7-8ª  e  10-16}


Quando Deus te prometer algo, a primeira coisa que você vai encontrar é uma situação difícil.
Agar era uma mulher egípicia, que servia a família de Abrão (que depois passou a ser Abraão), como acompanhante de Sarai (que depois passou a ser Sara).
Abrão era fértil, porém Sarai era estéril; Deus entregou a Sarai uma promessa, mas Sarai não soube esperar; teve seu jeitinho brasileiro de convencer o seu marido a deitar-se com Agar, para que esta engravidasse e quando o filho nascesse, seria então o primeiro descendente.
Após engravidar, Agar passou a desprezar sua senhora; passado um tempo, Sarai desprezou tanto Agar que ela fugiu.
Deus está sempre a nos olhar, mas muitas vezes não retribuímos esse olhar.
O anjo do Senhor tem procurado por cada um de nós, mas onde ele pode nos encontrar?
Sabemos que Deus é onipresente, mas também sabemos que há lugares onde Ele não se agrada em freqüentar.
É hora de parar de fugir! Todos as tardes, na viração do dia, o Senhor Deus visitava Adão, mas no dia em que Adão pecou, ele se escondeu da presença do Senhor. Pare! Vivemos hoje mediante a graça de Jesus Cristo, não há motivos para se esconder, mas há muitos para se reconciliar! Deus quer te encontrar, não se esconda...
Agar estava grávida quando ela fugiu de Sarai, e muitas vezes, nós, estamos grávidos, não só de filhos carnais, mas de sonhos; como é lindo e maravilhoso o milagre de crer na realização de um sonho e poder provar sua concretização, não é mesmo? É tempo de dar a luz à esses sonhos, mas para parir, uma mãe precisa de forças... quando o anjo encontrou Agar, no deserto, ela não estava esgotada, contudo, estava a beira de uma fonte! Sabemos que Jesus é a fonte de água viva... não se esqueça, mesmo que sua situação seja um deserto desesperador, procure a fonte, esteja perto da fonte, até porque cremos que há esperança para o ferido, como árvore cortado, marcado pela dor; ainda que na terra, envelheça a raiz, e no chão abandonado o seu tronco morrer, há esperança pra você. Ao cheiro das águas brotará e como planta nova florescerá, seus ramos se renovarão, não cessarão os seus frutos, e viverá!         
Pare de viajar no seu passado, Deus não quer saber dele, Ele não se interessa nele; siga em frente, Deus escreveu uma nova história, depende de você decidir vivê-la. Muitas pessoas estão no presente, mas com mente, olhos e coração no que passou; se você veio do Egito.

“Certo dia, minha visão começou a embaçar, e cada vez piorava mais; procurei um oftalmologista e em meia hora, entrei na sala de cirurgia, pois ele afirmou que se eu não operasse naquele exato momento, ficaria cego.
Operei, passei por um processo de pós operatório e uns dias depois, quando estava chegando em casa, uma conhecida da nossa igreja mais de outra cidade, chegou junto comigo e disse: “Pastor, eu vim, de lá até aqui, para te dizer que, tudo o que está acontecendo com o senhor, está acontecendo porque o senhor prevaricou contra o seu Deus”.
Eu não sabia naquele momento o significado de “Prevaricar”, então, fui ao dicionário e dizia o seguinte: “PREVARICAR: FALTAR COM DEVER.”
Dias depois, nos acompanhamentos e retornos ao oftalmo, ele disse que poderíamos fazer uma raspagem e eliminar essa cicatriz que tenho na córnea, devido a cirurgia, mas optei que jamais eu a tiraria daqui, porque ela estando aqui, me faz lembrar que eu faltei com dever, eu prevariquei contra o meu Deus.”

O Senhor conhecia a aflição de Agar, da mesma forma como conhece a minha e a sua, e em sua misericórdia, toda vez que nos abençoa, sua benção vem com sementes, para que essa mesma se multiplique na nossa vida e na vida dos que nos cercam.

Um filho, seja lá qual tipo de filho você está gerando hoje, está na sua vida como semente, em breve se tornará uma árvore frondosa, com muitos frutos!

O nome de Agar, significa: fuga. Saiba que você, se quiser dar uma de Agar, pode fugir o quanto quiser, mas assim, como o anjo encontrou-a no deserto, Deus vai te encontrar! Não fique correndo para trás, já que você sabe que uma hora ou outra, Deus te encontra... tenha uma atitude mais simples, corra para a presença dEle; não volte ao Egito, mas corra para aquele lugar, onde você sabe que Deus te abençoará; queira estar, deseje estar onde Deus te abençoará. Os profetas de Deus, pastores e líderes, exercem sobre a sua vida a mesma função que o anjo desse trecho bíblico, eles existem para te encontrar e resgatar, permita-se, pois eles estão com uma espada de dois gumes para tocar o seu espírito.

Zaqueu queria ver Jesus, certo? Mesmo ele tendo uma limitação, não desistiu de querer vê-lo. Jesus não o deixou em silêncio, mas trouxe a ele uma palavra de transformação de vida: “Zaqueu, desce depressa, pois está noite, cearei em sua casa”. Deus tem sempre uma palavra para mudar nossa vida.


“Quando o Rafael tinha um pouco mais de dois anos e o Pedro, por volta de um ano e meio, fomos almoçar no sítio de um irmão da igreja; desde pequeno, o Rafa sempre gostou muito de animais e lá no sítio esse irmão criava patos. Deixamos as crianças brincar e os dois não paravam de correr atrás dos patinhos, sempre sorrindo; corre pra cá, corre pra lá, e eles cada vez iam se afastando mais. De repente, vi o Pedro agachado, rindo muito, mas onde estava o Rafael? Levantei da mesa, com a barriga gelada, o coração disparado, e comecei a gritar pelo,  nome do Rafa! Ninguém respondia e o Rafa não aparecia; tive vontade de chorar...
Quando me aproximei do Pedro, ele estava próximo a um lago artificial onde os patos nadavam e ele não parava e rir. O Rafael havia caído lá dentro e estava bem no fundo, não conseguia voltar – a água era imunda – entrei e o tirei de lá, com o meu coração na mão, entendi do que o Pedro estava rindo, com muita certeza ele estava pensando: “HAHAHA, olha o que o meu irmão sabe fazer!!! Sabe brincar de morrer afogado”... estamos brincando, mas a situação no momento foi preocupante, rapidamente um dos irmãos da igreja começaram a fazer uma massagem pulmonar e o Rafa começou a pôr para fora aquela água preta de onde os patos faziam toda a sujeira diária. O levamos para o hospital, ele passou por muitos exames e por uma lavagem, porque ainda tinha muito coco de pato no estômago dele, tinha tanta sujeira ali que sua barriga estava muito estufada... o médico afirmou que ele tinha todos os sintomas de afogamento, mas o Rafa, como meu primeiro filho e como uma benção de semente, não poderia morrer ali, e após o exame pulmonar o médico disse: “Pastor, o pulmão desse menino, que ficou respirando aquela água suja, nesse pulmão não entrou uma gota de água!”
Hoje o Rafael está aqui, vivo, pregando, vai casar no final do ano e com uma banda estruturada, graças a Deus usando muitos esses pulmões!
Anos depois nasceu a Ana Beatriz.
Ana Beatriz já estava com dois anos, em uma festa de final de ano na igreja, onde recebi uma palavra dizendo que até fevereiro do ano seguinte, eu passaria por uma prova de muita água. Eu não sabia do que se tratava, mas em fevereiro era o aniversário de três anos da Ana. Bem no dia do aniversário, a Ana tropeçou e caiu em uma piscina muito profunda; piscina a qual, minha única filha mulher e a mais caçula dos três, a minha promessa, saiu sem vida, com os olhos fundos, a boca muito roxa inchada. Chegamos no hospital e Ana já estava completamente gelada e o laudo médico constou por óbito. Eu e minha esposa estávamos muito tristes, os irmãos da igreja, logo começaram  chegar ao hospital, um deles chegou a dizer: “Pastor, a promessa do Senhor, nunca morre em nossas vidas”... enquanto levavam a Ana Beatriz para o Necrotério, ela começou a se mexer e ter sinais de vida! Foi encaminhada para a UTI, mas o médico disse que ela não teria muitas chances, pois diariamente morrem crianças dessa forma, as poucas que sobrevivem, é em estado vegetativo; não era para permanecermos no hospital e apenas voltarmos no período de visita, ela estava em coma, ficar lá não resolveria muito. Fomos para casa, oramos e no horário da próxima visita a enfermeira gritou: “ A mãe da Ana Beatriz Oliveira, entre rápido por favor!” minha esposa entrou e parecia uma eternidade, eu estava preocupado e ela não saía mais de lá de dentro... quando ela saiu em prantos, a enfermeira voltou “ O pai da Ana Beatriz, por favor!”... entrei mais que depressa, lavei as mãos, me vestiram, quando cheguei ao leito? Onde está minha filha? E eu ouvi, aquela voz doce e alegre que dizia: “ Este é o meu papai, e ele diz todos os dias na rádio assim: “Boa tarde Guararapes! A Paz do Senhor Jesus!” Quando olhei para trás, ela estava de pé ao lado da enfermeira com muitas luvas cheias de ar, como se fossem bexigas e a enfermeira disse: “Senhor, o médico quer vê-lo”.
- O senhor é o pai da Ana Beatriz?
- Sim, Doutor...
- Ela teve alta hoje cedo.
- Graças a Deus!
- Ela sempre foi assim?
- Assim como?
- Arteira e espivetada, oras... ela não sossega aqui dentro da UTI, nem ao menos por um minuto, precisei encher minhas luvas e amarrar em linha  cirúrgica, para distrair ela. Nunca vi uma criança sair de um coma induzido por afogamento e ficar assim! O senhor pode levá-la para casa. - Eu só conseguia chorar.”


Somos a prova de que o raio cai sim, duas vezes no mesmo lugar, o crente não passa apenas por um deserto na vida dele...A vida da nossa família assim como a de muitos naquele hospital foi mudada através do milagre que Deus fez na vida da Ana; mas o milagre só acontece, mediante ao clamor dos crentes, porque a nossa murmuração é combustível para o inferno; tome cuidado com as suas palavras!
                                                                                                                       


“ No dia seguinte, Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba.Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha e foi sentar-se  a uns cem metros. Ela estava pensando: “Não suporto ver meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.
Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o anjo de Deus chamou Agar e disse:
- Porque é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino ai onde ele está.”  {Gênesis 21:14-17}
Agar teve um filho que seria como um jumento selvagem, que na verdade, o significado é de que seria um homem forte. Após Sara dar a luz a Isaque, houve uma festa em comemoração pelo nascimento do menino; Abraão era um homem rico, mas se despediu de Agar com água e pão.
Deus supre as nossas necessidades mais necessitadas para trazer o tratamento a nossas vidas. Se você estiver passando por luta e aflição, saiba que o seu Redentor vive e te levantará.
“ quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha e foi sentar-se a uns cem metros dali.” {verso 15}
Existem pessoas que abandonaram suas promessas, muitas vezes pensamos em desistir delas, mas a sua benção está na expedição, empacotado com o seu nome endereço, se você abandonar o seu posto instituído por Deus, sua benção nunca chegará em suas mãos. Calebe recebeu uma palavra de Moisés, essa palavra não se cumpriu durante 40 anos de deserto. Não abandone sua promessa embaixo de uma árvore; o que Deus promete não morre, se precisar chorar, chore, se precisar clamar, clame, mas não abandone o que foi prometido.
Seja como Jacó, tenha marcas na sua vida, não permita que o anjo vá embora sem te abençoar, só recebe a benção quem luta por ela.
Ismael significa: ouvido por Deus – no deserto, Deus ouviu ao menino e através do clamor dele, o coração de Deus, moveu o coração de Agar para encorajá-la a ir atrás da benção que ela estava abandonando.
Independente de onde te deixaram, independente de quem te deixou, você não pode deixar de clamar, deixar de orar, a oração dos justos move o coração de Deus para que Ele te veja e estenda as suas mãos a nosso favor.

Pastor Agostinho Barbosa Oliveira
Comunidade Evangélica Filadélfia/Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário